sexta-feira, 27 de julho de 2012

À ESPERA DE UM PAI PERFEITO?


Se eu perguntar para algumas pessoas neste exato momento qual seria a definição da palavra Pai, muitas respostas surgiriam: Pai não significa nada para mim; Pai é um homem gerador de espermatozoides; Pai é a definição de bebidas, ódio e violência; ou quem sabe outras diriam: Pai é amor, proteção e carinho; Pai é o provedor, aquele que cuida e dá amor; Pai é aquele que se doa e ama incondicionalmente. Enfim, as respostas seriam imensas e bem diversificadas conforme a criação de cada lar e cada um.

É muito difícil definir qual é o pai exato ou quais deveriam ser suas atitudes, uma vez que somos reflexos do que vivemos ontem. O seu conceito sobre pai talvez seja bem oposto do que é o meu conceito sobre pai, por isso o que devemos parar para avaliar não é o significado da palavra, mais sim aquilo que ele reflete ou refletiu em sua vida.

Quem sabe sua vida possa ter sido muito difícil, e seu pai pode ter sido um mau pai, um mau exemplo. Ou quem sabe ele mesmo possa ter te machucado muito, e hoje só existe morada para o ódio e a magoa em seu coração, e devido às duras marcas deixadas em você, hoje você não consiga visualizar algo bom além das cicatrizes. Ou de repente você possa ter vindo de um lar onde a família é bem estruturada e a base dela é firmada no amor, onde o pai cumpre seus deveres de sacerdote, de amigo, de provedor, de companheiro, um grande exemplo de honestidade e verdade, aquele pai ao qual é perfeito aos teus olhos, sempre presente, sempre acompanhando todos os momentos de sua vida, aquele pai em que você tem orgulho de dizer que é seu pai.

Consegue entender por que é difícil definir o que é ser pai? Existem inúmeros tipos de pai, tipos de criação, tipos de educação e acima de tudo existem inúmeros tipos de relacionamentos interpessoais familiares.

Por isso chamo sua atenção agora para que você mesmo venha buscar a resposta dentro de você. Quem é seu pai para você? Mas vamos com calma, antes mesmo de responder sua pergunta, tente entender os motivos, vou te ajudar com algumas coisas: Seu pai era ou é violento? Já tentou entender o motivo pelo qual ele se tornou assim? Seu pai batia ou bate em sua mãe? Você sabe como foi a criação do seu pai antes mesmo de você nascer? Seu pai te violentava? Sabe realmente como foi a vida dele?

Quando olhamos superficialmente algumas atitudes, é muito difícil aceitar simples pedidos de desculpas, ou quem sabe justificativas, as quais nos permitam olhar com calma cada situação, mas uma coisa eu te digo: Se você continuar a deixar a raiva, o ódio e a magoa taparem sua visão, com certeza a tendência é que futuramente você se torne uma pessoa rancorosa e com algumas dificuldades emocionais em sua vida.

Perdemos muito tempo na vida alimentando coisas que não merecem ser alimentadas, causando mal a nós mesmos, carregando muitas vezes fardos pesados que com o passar dos anos nos deixam corcundas e aleijados.

Nós humanos, temos um grande problema em nossas vidas, o costume de julgar reações sem saber qual o motivo das ações. Julgamos o criminoso sem ter a certeza do crime. Eu não estou aqui para defender o tipo de pai mau caráter, mas sim para tentar te ajudar a enxergar a tempo, que as situações só irão mudar, quando você promover uma ação.

Não permita que a mágoa traga morte aos seus dias, não permita que o mau exemplo de seu pai, acabe com seu futuro. Você tem a chave da decisão em suas mãos, decida perdoar e tirar estes fardos que dia a dia acabam se tornando mais pesados para você. O alivio para sua vida e o remédio para suas dores chama-se PERDÃO, independente de qualquer ato ou ação, o nome é PERDÃO.

Não existe pai perfeito, não existe o pai de seus sonhos encantados, seu pai só será perfeito para você o dia em que você decidir olhar ele com olhos nus, e estiver disposto a conhecê-lo de verdade, a amá-lo independente de suas ações, ver além da capa ao qual ele usa no dia a dia para sobreviver. Se você olhar além do que ele demonstra, poderá descobrir uma pessoa muito diferente, a qual antes de ser pai, um dia foi filho, assim como você é hoje, e quem sabe você descubra que ele também sentiu as mesmas coisas que você já sentiu. Que talvez muitas vezes sinta-se indefeso, inseguro, com medo, perdido sem saber o que fazer ou como fazer, assim como você muitas vezes se sente. Se hoje seu pai é o que é, foi por que ele precisou agir, e talvez não tivesse uma orientação boa e uma estrutura adequada. Portanto, antes de você julgar as reações dele, lembre-se que um dia você também será pai (ou mãe) e quem sabe não será como ele foi, por que você decidiu que seria alguém melhor.

Não espere que alguém seja melhor por você, seja você alguém melhor para mudar a vida de alguém. Seu pai nunca te deu um abraço? Quem sabe foi por que você nunca deu um passo para estar mais próximo a ele. O bom pai é aquele que nós, filhos, ajudamos a ser através de nossas atitudes, pois através das suas imperfeições podemos ajudá-los a se tornarem pessoas melhores. Se hoje seu pai não se aproxima de você, tente dar o primeiro passo para chegar mais perto dele, não existe coração que resista por tanto tempo, a atitudes de amor e carinho, o gelo só derrete quando o colocamos perto de algo que seja mais quente que ele.

Não espere perdê-lo para se arrepender por não ter feito o que deveria fazer, não espere vê-lo morrer para então se culpar para o resto da vida, por não ter feito tudo diferente.

Dê esta chance a você hoje, de ser feliz e ver que seus dias podem ser diferentes, basta você lutar para que eles sejam melhores.



Lembre-se: O perdão é privilégio apenas para aqueles que são fortes a ponto de decidir liberar, virar a página e aceitar uma nova etapa de vida!





Por;

Patricia Bissoni